Campanha 'Caneta da Saúde’ orienta sobre Diabetes e novo dispositivo de insulina
Campanha 'Caneta da Saúde’ orienta sobre Diabetes e novo dispositivo de insulina
Terça, 03 de agosto de 2021
A diabetes é considerada uma das principais doenças crônicas e é um problema universal de saúde, muitas vezes subestimado pelos próprios portadores, familiares e autoridades sanitárias. Lauro de Freitas foi contemplada com a Campanha Nacional 'Caneta da Saúde’, nos dias 02 e 03 de agosto, das 09h às 18h. A ação está acontecendo em frente ao Colégio Municipal 2 de Julho, na Itinga, com informações e orientações sobre as vantagens das canetas preenchidas de insulina, um dispositivo ofertado pelo SUS, usado para o controle da diabetes tipo 01 e 02.
Hoje se observa um número crescente de complicações da doença, causando importantes repercussões para o sistema de saúde e elevando os custos para seu controle. O controle adequado poderia retardar ou até mesmo prevenir várias dessas complicações.
O Secretário de Saúde de Lauro de Freitas, Augusto Cesar, falou da importância de ações educativas continuadas nas unidades, como forma de prevenção. “Aprimorar conhecimento é sempre um bom caminho, seja para os profissionais ou os usuários dos serviços de saúde. No caso do diabetes, por exemplo, as habilidades técnicas são tão importantes quanto a mudança nos hábitos de vida. O trabalho de um especialista deve ser em conjunto com outras especialidades médicas, como oftalmologia, ortopedia, angiologia, obstetrícia, psicologia, enfermagem, nutrição, fisioterapia, para facilitar a vida do paciente”, pontuou Cesar.
Entrevista concedida ao programa QVP com Casemiro Neto
O diabetes mellitus, é uma endemia de progressões crescentes. O número de casos deverá crescer, levando em conta o envelhecimento demográfico da população e as tendências relativas aos fatores de risco como stress, obesidade, sedentarismo, etc., comuns nos dias de hoje. Especialistas destacam que um quinto dos diabéticos conhecidos não realizam tratamento correto, que há muita desinformação, que um grande número de diabéticos procura assistência médica já com algum tipo de complicação crônica da doença e que é alta a mortalidade entre os diabéticos do tipo 1.
Existe um desconhecimento da verdadeira dimensão dos diabetes em termos de risco agudo e crônico e ainda uma resistência grande quanto ao uso de insulina. Isso aumenta o número de casos não diagnosticados e consequentemente não tratados, com complicações graves e risco de vida. A campanha nacional de saúde pública vai orientar pessoas com Diabetes, seus familiares e profissionais da Saúde sobre a caneta preenchida de insulina disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde - SUS.
Sobre a caneta da saúde
• É distribuída gratuitamente pelo SUS para pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2, mediante prescrição médica. Sem o pedido médico, não é possível inscrever-se no programa de controle fornecido pelo SUS.
• Somente pessoas com idade de 50 anos ou mais, e crianças ou adolescentes até 19 anos, com prescrição médica, podem solicitar a caneta.
• É mais prática, portátil, discreta e pode ser aplicada fora de casa.
• É mais segura. Já vem preenchida e com dosador para dispensar a dose correta de insulina.
• Economiza tempo, pois não há necessidade de preparo do frasco de insulina.
• Melhora a aderência ao tratamento, diminuindo picos de glicemia.