Ações educativas, vacinação e testagem marcam o Julho Amarelo em Lauro de Freitas.
Ações educativas, vacinação e testagem marcam o Julho Amarelo em Lauro de Freitas.
Quarta, 28 de julho de 2021
Quarta (28), é o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais. Em alusão ao Julho Amarelo, muitas ações de prevenção foram intensificas em Lauro de Freitas. Houve testagem rápida, aconselhamento e vacinação contra hepatite em todas as USF. As unidades de urgência e emergência e os laboratórios realizaram orientação nas salas de espera sobre o tema.
Desde o inicio do mês, todas as Unidades de Saúde da Família (USF), além do CTA, realizaram testagens e abordagens educativas junto à publico.
Um cronograma de atividades foi estabelecido e o dia 23 de julho foi o Dia 'D' da vacinação contra a Hepatite no Município. As equipes da vigilância sanitária, saúde do trabalhador e vigilância da saúde fizeram distribuição de preservativos masculinos e femininos em algumas unidades, visitaram estabelecimentos como barbearias, salões de beleza e estúdio de tatuagem, alertando sobre os riscos de transmissão.
Dejair de Deus, diretor do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) informou que a iniciativa teve o propósito de ampliar o conhecimento das pessoas em relação às Hepatites Virais e facilitar o diagnóstico precoce da doença para melhor tratamento. “Quando a gente leva os serviços do CTA até as pessoas é importante pois conseguimos identificar a doença e iniciar o tratamento de forma mais rápida. No caso de teste positivo, o paciente já é orientado a iniciar o tratamento no CTA”, destacou Dejair.
Daniel de Assis, diretor da Vigilância Epidemiológica da SESA, salientou que a pasta intensificou as testagens em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município, considerando a gravidade da doença. “A ideia foi a de levar as ações do Julho Amarelo até as pessoas e evidenciar a importância do combate às Hepatites Virais, além de informar que todo o tratamento e vacinação podem ser feitos pelo SUS. Está sendo uma campanha linda, tudo amarelo, a cidade comprou a ideia, nas ações extramuros onde realizamos testagens e vacinação, tivemos adesão de um público importante; é a saúde sendo ofertada mais próximo das pessoas”, reitera Daniel com grande satisfação pelos resultados obtidos.
O Secretário de Saúde, Augusto Cesar, apoiou e participou de algumas das atividades, revezando com o monitoramento da vacinação contra a COVID-19. “Não podemos descuidar das outras áreas, já que o foco da nossa gestão está, não só nas melhorias na Saúde mas, principalmente na prevenção. Portanto, ações como esta se repetirão sempre que necessário. Nessa semana de emancipação da Cidade, nos orgulhamos em anunciar o resultado de muitas melhorias, a exemplo das unidades básicas de saúde que estão passando por reformas, algumas já concluídas e a mudança do Nelson Barros para um local de melhor acesso e maior infraestrutura”, relatou Cesar, que abre dialogo semanal com a população, através de live, para comunicar suas ações ao lado da prefeita Moema Gramacho e pedir o envolvimento de todos.
Hepatite
Os tipos de hepatite mais comuns são o A. B e C. Entretanto, existem outros tipos, como o D, E, F, G, além das hepatites autoimune, medicamentosa e crônica. Na maioria dos casos, a doença não apresenta sintomas, mas pode manifestar cansaço, febre, tonturas e enjôos. O vírus é transmitido, entre outras formas, através de relação sexual sem preservativo, contato com sangue ou secreções contaminadas, assim como agulhas e demais objetos perfurocortantes. O tratamento dura, em média, entre três e seis meses, a depender do quadro de saúde do paciente e está disponível no SUS.
O diagnóstico é rápido e de fácil acesso. Com apenas uma picadinha no dedo, em menos de meia hora o paciente recebe o resultado que pode identificar a presença da doença tipo B e C.