Dia D de vacinação contra gripe e sarampo em Lauro de Freitas
Dia D de vacinação contra gripe e sarampo em Lauro de Freitas
Sábado, 30 de abril de 2022
Este sábado (30), foi o Dia D de vacinação contra gripe e sarampo em Lauro de Freitas. Nesta primeira fase, foram convocados os profissionais de saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos. A campanha contra a Influenza vacinou, também, pessoas com 60 anos ou mais e povos indígenas. As vacinas foram disponibilizadas em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) e na Escola Mariza Pitanga, em Vilas do Atlântico, no horário das 08h às 12h.
De acordo com o Secretário de Saúde, Augusto Cesar, o número de internações de crianças com complicações respiratórias nos últimos meses foi grande, o que reforça a ideia de trabalhar firmemente as campanhas. “Mesmo depois desse esforço de hoje, o público alvo poderá comparecer aos postos para regularizar a caderneta de vacinação. Queremos conscientizar a população sobre a importância das vacinas além de outras formas de prevenção”, reiterou Cesar.
O Ministério da Saúde preconiza que a formulação da vacina trivalente seja constantemente atualizada para que a dose garanta proteção contra as novas cepas do vírus. A vacinação simultânea é recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações. Crianças que já receberam ao menos uma dose ao longo da vida, devem considerar o esquema vacinal atualizado com apenas uma dose em 2022. As crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é retornar para receber o reforço 30 dias após a primeira dose.
Com relação ao sarampo, crianças que tomaram pelo calendário normal, também compareceram nesta convocação e o reforço foi reagendado para 30 dias à frente. Profissionais da saúde que já haviam tomado as duas doses, não foi necessário repetir. Somente os que ainda não tinham se vacinado participaram da campanha e em 30 dias retornarão para tomar a dose de reforço.