Nesta Segunda (21), Lauro de Freitas inicia mutirão de mamografia, com mais de 2000 exames disponíveis
Nesta Segunda (21), Lauro de Freitas inicia mutirão de mamografia, com mais de 2000 exames disponíveis
Terça, 21 de março de 2022
Uma ação idealizada pela SESA - Secretaria Municipal Saúde, em parceria com a SESAB - Secretaria Estadual de Saude, em prol das mulheres, foi iniciada hoje (21), em Lauro de Freitas e seguirá até o dia 06 de abril, na Unime, no horário de 7h às 12h e 13h às 18h. Mais de 2.000 mamografias foram disponibilizadas para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, para intensificar o rastreamento de possíveis casos de câncer de mama.
Nesta primeira fase, as mulheres que fazem parte do publico alvo, devem procurar uma das 16 Unidades de Saúde da Família (USF) para agendamento do exame no mutirão. A estimativa é de 140 atendimentos diários, 70 pela manhã e 70 pela tarde, e o resultado será entregue na USF de origem. Segundo a Coordenadora, Aline Kelly, mulheres fora dessa faixa etária e que apresentam algum tipo de sintoma ou suspeita, também receberão atendimento nas Unidades de Saúde.
O Secretário de Saúde, Augusto Cesar, falou da importância da ação e explicou as fases seguintes ao mutirão. “Estamos felizes em oportunizar essas mulheres de realizarem a mamografia. Quero informar que diante de qualquer anormalidade no resultado, a paciente será encaminhada ao mastologista para a realização de ultrassonografia e biópsia, se necessário. Mulheres com diagnostico positivo terão todo acompanhamento e serão encaminhadas para tratamento no Hospital da Mulher", complementou Cesar.
Considerando a importância do diagnostico precoce para a cura do câncer de mama, a iniciativa, neste mês da mulher, começou com o trabalho de identificação do publico de maior risco e vai concluir todas as fases: rastreamento, diagnostico e tratamento. Ações de prevenção à saúde marcam a gestão do atual Secretário ao lado da prefeita Moema Gramacho. “Ações como essa são importantes pois estão voltadas para a prevenção e, muitas vezes, de doenças que têm cura. O câncer de mama, por exemplo, se detectado precocemente, aumenta em quase 100% as chances de cura", pontuou Moema.