Quilombolas de Quingoma recebem aplicação da vacina bivalente nesta quinta-feira em Lauro de Freitas
Quilombolas de Quingoma recebem aplicação da vacina bivalente nesta quinta-feira em Lauro de Freitas
Quinta, 02 de fevereiro de 2023
Cumprindo determinação do Ministério da Saúde, Lauro de Freitas iniciou a aplicação da vacina bivalente nesta semana, priorizando os grupos especiais, de acordo com o cronograma nacional. Nesta primeira fase estão sendo imunizadas pessoas com 70 anos ou mais de idade, idosos residentes em Instituições de Longa Permanência, pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos e povos quilombolas.
Nesta quinta-feira(2), o Secretario de saúde do Município, Augusto Cesar, acompanhou a vacinação dos Quilombolas de Quingoma, acima de 12 anos, ao lado da equipe de enfermagem e dos agentes comunitários. “Estabelecemos um cronograma de aplicação das doses obedecendo primeiramente uma ordem dos grupos prioritários e depois uma ordem decrescente por idade, a fim de evitar filas e aglomeração. Mesmo modelo adotado na pandemia e que virou referência para outras cidades”, explicou Cesar.
A Vacina bivalente aumenta a proteção contra as cepas já identificadas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron. Para receber essa dose é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses com as vacinas monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose de vacina contra covid-19 (monovalente) recebida. É necessário apresentar identidade com foto, CPF, cartão SUS e o cartão de vacinação com a descrição das doses anteriores. Pessoas imunocomprometidas devem apresentar também o laudo médico em versão original e cópia.