Estados e Municípios estão na expectativa da chegada de vacina
Estados e Municípios estão na expectativa da chegada de vacina
Lauro de Freitas aplicou 77.835 doses de vacinas contra Covid-19. O número de pessoas vacinadas com a primeira dose totaliza 58.135 e de segunda dose 19.700.
Quarta, 16 de junho de 2021
Desde o último sábado (12), Lauro de Freitas manteve apenas a vacinação de segunda dose da AztraZeneca, que ocorreu nos dias 14, 15 e 16/06. No Domingo (13), a vacinação esteve suspensa. Todo estoque disponível no Município esgotou no sábado, com grande número de pessoas vacinadas, em idade de 54 anos ou mais. Foi intensa a movimentação nos quatro drives.
O Secretário Municipal de Saúde, Augusto Cesar Pereira, esteve presente, conversou com a população e falou aos jornalistas da sua expectativa quanto à chegada de novas doses: “Temos muito a agradecer, principalmente a parceria com o Estado, que tem dado todo suporte para que Lauro de Freitas continue se destacando na campanha de vacinação e no atendimento aos pacientes positivados. Nossa torcida é para que chegue mais vacina para o Estado e a gente possa se livrar desse vírus”.
Neste período de festejos juninos em todo Estado, suspensos pela COVID-19, a população contou com música de qualidade nos drives. Houve apresentações da Filarmônica Uni Sons, regida pelo maestro Roque Vieira, no Colégio 2 de Julho, em Itinga, e de Tinho Amigão do Forró, na unidade do Aracuí. A iniciativa levou descontração para quem esteve na fila aguardando a vacinação.
Previsão de retomada
A Bahia tem previsão de receber 180.600 doses de vacinas contra a Covid-19 fabricadas pelo laboratório Janssen. A expectativa é de que os imunizantes cheguem ao estado ainda esta semana. O quantitativo será destinado 50% para a capital e a outra metade será distribuída proporcionalmente para os demais municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). As vacinas serão utilizadas para dar prosseguimento ao PNI - plano nacional de imunização, seguido pelos municípios.
A distribuição ficou acordada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa da saúde que reúne representantes dos 417 municípios e o Estado. A coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, explicou que a decisão tomada na reunião da CIB levou em conta o curto prazo de validade da remessa que será enviada para os estados, e destacou que o grande diferencial da vacina da Janssen é que ela é aplicada em dose única.
Coronavac
Também é grande a expectativa dos Estados e Municípios, após notícia que um novo lote com 1 milhão de doses da Coronavac foi entregue ao Ministério da Saúde. A informação é de os Imunizantes, produzidos no Brasil pelo Instituto Butantan, serão distribuídos para todo o Brasil ainda nesta semana
Do total de doses recebidas, 226 mil foram destinadas diretamente ao estado de São Paulo. O restante será distribuído pelo ministério ainda nesta semana para os outros estados e Distrito Federal.
Até agora, mais de 47 milhões de doses da Coronavac já foram enviadas para todo o país. Em junho, a previsão é de que o laboratório entregue 5 milhões de doses ao Ministério da Saúde, com matéria-prima (IFA) importada da China.
O contrato do Ministério da Saúde junto ao Butantan prevê um total de 100 milhões de vacinas até setembro.
A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é revisada em reuniões com representantes de estados e municípios e Governo Federal, a partir das entregas dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante que, no caso da vacina do Butantan, é de quatro semanas.