Lauro de Freitas inicia vacinação infantil para cadastrados, neste domingo (16).
Lauro de Freitas inicia vacinação infantil para cadastrados, neste domingo (16).
Domingo, 16 de janeiro de 2022
Lauro de Freitas iniciou neste domingo (16), a aplicação da dose pediátrica no público previamente cadastrado através do site da Prefeitura. A vacinação infantil contra a Covid-19 está indicada para crianças de 5 a 11 anos. Enfermeiros e técnicos passaram por qualificação e foram orientados quanto à forma correta da aplicação da vacina Comirnaty, da Pfizer, única liberada pela Anvisa para este público, no Brasil.
Mães, pais e responsáveis levaram suas crianças aos pontos de vacinação, das 8h às 12h, seguindo o critério de chamada definido por letras das iniciais dos nomes. Não será mais necessário termo de autorização, antes recomendado pelo Ministério da Saúde; somente identificação com foto, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e identificação com foto do responsável. A estratégia para vacinação das crianças seguirá os mesmos protocolos de segurança adotados, até então, para evitar aglomerações, e as doses serão administradas em locais distintos, separado da aplicação das doses em adultos, como orienta a norma técnica emitida pelo Ministério da Saúde.
O Secretário de Saúde, Augusto César, esteve presente nas duas unidades. Na Unime, que vacinou crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e crianças de 11 anos com iniciais A e B, e Hospital Jorge Novis que vacinou crianças de 11 anos com iniciais C, D, E e F, sem comorbidades. Todas cadastradas previamente.
“Manteremos a mesma agilidade no processo de vacinação, na medida em que o Município for recebendo novas doses. Em respeito às nossas crianças, criamos espaços lúdicos, com personagens e animação, para que tudo transcorresse da maneira melhor possível. Vesti minha camiseta Tom e Jerry e entrei no clima da criançada, comemorando essa importante fase da vacinação em nosso Município, iniciada hoje”, comentou Cesar, ao lado da prefeita Moema Gramacho, que esteve acompanhando o neto Bernardo, de 11 anos, para receber a primeira dose.
O tempo para aplicação da vacina contra COVID-19 em crianças deve obedecer um intervalo de oito semanas entre a 1ª e a 2ª dose. Demais vacinas do calendário nacional de imunização devem respeitar um intervalo de 15 dias entre as doses. Por segurança, as crianças permanecerão no local em observação por vinte minutos. O imunizante apresenta mais de 90% de eficácia contra a evolução de casos graves da doença.