Lauro de Freitas promove Blitz de testagem Rápida para COVID-19, neste sábado
Lauro de Freitas promove Blitz de testagem Rápida para COVID-19, neste sábado
Sábado, 29 de janeiro de 2022
Na manhã deste sábado (29), das 8h às 12h, a Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Saúde, realizou blitz para testagem rápida da Covid-19. A ação aconteceu no Vilas Tênis Club, em Vilas do Atlântico, e na Escola Municipal Jovina Moreira Rosa, no Bairro do Miragem. O número de casos ativos para a doença no município já chega a 970, mais de 30 vezes superior ao observado em dezembro do ano passado.
O Secretário de Saúde, Augusto Cesar, acompanhou o trabalho das equipes e fez um apelo à população para o cumprimento das medidas restritivas. “O momento inspira cuidados. Estamos diante de uma variante que se dissemina muito rapidamente e não podemos correr o risco de não conseguir atender a demanda de pacientes em nossas unidades. Somente na ação de hoje, aqui nesta localidade, foi detectado um grande número de resultados positivos para a COVID-19. Estamos criando mecanismos de controle para evitar a contaminação de mais pessoas, e deixo meu apelo para que todos façam a sua parte, seguindo com rigor o cumprimento das medidas restritivas”, alertou Cesar.
Os kits de testagem rápida já começam a faltar em varias regiões do Estado. Com o apoio da Secretária Estadual de Saúde, Tereza Paim, o Município de Lauro de Freitas recebeu uma quantidade que permitiu a ação de Blitz, neste sábado.
Testes coletados e resultados:
Foram coletados 461 resultados na ação realizada neste sábado: 191 resultados positivos e 270 resultados negativos. Pessoas que positivaram receberam orientações
Positivos: 191
Centro: 49
Itinga: 29
Portão: 11
Caji: 16
Ipitanga: 05
Vilas: 77
Salvador: 03
Camaçari: 01
Negativos: 270
Centro: 81
Itinga: 24
Portão: 19
Caji: 32
Ipitanga: 10
Vilas: 90
Areia Branca: 01
Salvador: 06
Camaçari: 07
Recomendação do isolamento para casos positivos
A recomendação é de cinco a 10 dias, a depender do caso e dos sintomas apresentados. Se ao 5º dia o paciente não tiver sintomas respiratórios e febre por um período de 24 horas, sem uso de antitérmico, ele pode fazer o teste (antígeno ou PCR). Se for negativo, pode sair do isolamento. Caso o paciente assintomático apresente teste positivo no 5º dia, deverá manter o isolamento por mais 5 dias. O Ministério da Saúde reforça que todos os pacientes devem manter as recomendações de afastamento, evitar aglomerações, evitar contato com pessoas com comorbidades e continuar usando máscara.