Novembro Azul em Lauro de Freitas é marcado por grande adesão da população masculina.
Novembro Azul em Lauro de Freitas é marcado por grande adesão da população masculina.
Durante todo o mês de novembro as Unidades de Saúde da Família de Lauro de Freitas se prepararam para receber o público masculino, disponibilizando consultas urológicas, exames de toque retal e PSA, além de palestras com orientações preventivas e atividades recreativas. A estimativa mundial aponta o câncer de próstata como o segundo câncer mais frequente em homens no mundo.
Na Sexta-feira (25) - Dia “D” da Campanha, o Hospital Municipal Professor Jorge Novis intensificou as ações e recebeu cerca de 200 homens com idade acima de 45 anos, encaminhados pelas USF após triagem. “O Novembro Azul sugere prevenção e detecção precoce e foi isso que fizemos. Criamos condições para que as informações chegassem a todos. É preciso entender, identificar e tratar, e o trabalho das equipes durante todo esse mês foi esse”, ressaltou o Secretario da Saúde, Augusto César.
Nas salas de espera, enquanto os homens aguardavam por atendimento, enfermeiras e assistentes sociais orientavam sobre sinais e sintomas da doença, como dificuldades em iniciar e manter um fluxo constante de urina, fluxo urinário fraco, micção excessiva durante a noite, presença de sangue na urina, aumento da necessidade de urinar e incontinência. Os fatores de risco também foram abordados nas palestras, a exemplo da obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, raça e outros.
Para otimizar os atendimentos, a equipe de enfermagem submetia um questionário aos pacientes, investigando seus hábitos de vida, histórico familiar e outras informações importantes para o trabalho dos médicos urologistas e de uma médica ultrassonografista, presentes na ação.
Segundo o Secretário de Saúde, Augusto Cesar, o resultado foi muito positivo. “Apesar da campanha Novembro Azul estar voltada para a conscientização em torno do câncer de próstata, também foi possível cuidar da saúde como um todo disponibilizando testes rápidos para HIV, hepatites e sifilis, atualização de vacinas, nutricionistas e tratamentos odontológicos. O pacote foi completo e assim daremos prosseguimento, cuidando das famílias com atenção e carinho”, concluiu Cesar.