Ação “Faxinaço” contra o mosquito Aedes Aegypti mobiliza a população de Lauro.
Ação “Faxinaço” contra o mosquito Aedes Aegypti mobiliza a população de Lauro.
Sexta, 27 de maio de 2022
A operação “Faxinaço” em Lauro de Freitas tem encontrado boa adesão por parte dos moradores. O objetivo é informar sobre as arboviroses, identificar e conter possíveis focos do agente transmissor, o mosquito Aedes Aegypti.
Nesta sexta-feira (27), Agentes de Combate às Endemias do CCZ - Centro de Controle e Zoonoses, percorreram a localidade de Itinga das 8h às 12h. Os bairros foram previamente identificados através de levantamentos feitos pela SESA - Secretaria de Saúde e SESP - Secretaria de Serviços Públicos, juntamente com o CCZ, considerando a necessidade de cada localidade.
O Secretario de Saúde do Município, Augusto Cesar, acompanhou os trabalhos e falou da importância do esforço conjunto para potencialização dos resultados. “O período chuvoso apontou a necessidade de intensificarmos os cuidados preventivos, motivo pelo qual reunimos as duas Secretarias”, comentou Cesar.
O mosquito Aedes Aegypti é o responsável por doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela. As equipes desenvolvem esse trabalho de campo para verificar a existência de criadouros do mosquito, fazer a aplicação de larvicida e orientar os moradores sobre os cuidados com suas próprias casas e com o entorno. Segundo Igor Fidelis, diretor geral do CCZ, a colaboratividade e envolvimento da população é tão importante quanto o relatório epidemiológico que norteia as áreas necessárias de intervenção.