Secretaria de Saúde inicia parceria com clínica oftalmológica e amplia atendimentos em Lauro de Feitas.
Secretaria de Saúde inicia parceria com clínica oftalmológica e amplia atendimentos em Lauro de Feitas.
Terça, 29 de março de 2022
A Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas acaba de firmar parceria com o Centro Oftalmológico Atlântico Pró-Saúde, e vai disponibilizar cerca de 450 procedimentos cirúrgicos, dentre eles a cirurgia de catarata.
O Secretário de Saúde, Augusto Cesar, visitou a unidade nesta terça-feira (29), e esteve reunido com o diretor médico, Dr Roberto Alexandre Fonseca, para os últimos ajustes, antes do inicio dos procedimentos. “Quero que todo empenho e trabalho se reverta em benefícios para a saúde dos nossos munícipes, por isso buscamos um Centro Oftalmológico de ponta, que correspondesse à nossa expectativa e estou muito satisfeito em constatar a qualidade dos atendimentos realizados aqui”, comentou Cesar.
De acordo com Dr Roberto Alexandre, a catarata é um mal reversível, desde que tratada. A cirurgia é a única forma de tratamento e deve ser feita, preferencialmente, nos primeiros estágios da doença. Os primeiros sinais são: troca frequente de óculos, dificuldade de dirigir à noite, enxergar halos ao redor da luz, visão embaçada e perda da visão de contraste. O oftalmologista diz que o diagnóstico é feito durante uma consulta de rotina e o momento certo de operar é quando a visão começa dificultar a realização das atividades no dia a dia.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população acima de 50 anos. O envelhecimento do cristalino é a causa mais comum, mas a catarata também pode estar associada ao diabetes mellitus. É considerada a principal causa de cegueira reversível no mundo e é, hoje, um problema de saúde pública, agravado pelo fato de que, muitas vezes, o paciente não consegue ter acesso aos tratamentos.