Lauro de Freitas faz balanço da Saúde em coletiva de imprensa e apresenta resultados positivos.
Lauro de Freitas faz balanço da Saúde em coletiva de imprensa e apresenta resultados positivos.
Quinta, 16 de dezembro de 2021
O secretário de saúde, Augusto Cesar, ao lado da prefeita Moema Gramacho anunciou, na última quarta-feira (15), as medidas de ampliação e oferta de serviços na área de Saúde, implementadas no Município de Lauro de Freitas, em uma coletiva online de imprensa.
A transferência do Pronto Atendimento Nelson Barros para a sede da faculdade Unime, está entre as principais mudanças para 2022. A partir de janeiro a unidade passa a funcionar como Hospital Escola e vai ampliar de 1400 para 4800 atendimentos ambulatórias mensais. Também serão transferidas para o mesmo endereço, a Central de Regulação, a Clínica Carlos Bastos e a Secretaria Municipal da Saúde, que confirmou a ampliação das especialidades médicas e prontos atendimentos odontológicos no local.
Durante a coletiva, os gestores ressaltaram o apoio do Governo do Estado ao anunciar a construção de outras quatro Unidades de Saúde da Família nos bairros de Jambeiro, Quingoma e Itinga.“Mesmo diante do enfrentamento a uma pandemia, conseguimos, com medidas duras mas necessárias, reduzir os danos e ser reconhecidos pela AMB - Associação Brasileira dos Municípios por nossas estratégias no combate à COVID-19, e ainda trabalhar de forma proativa para acolher a demanda reprimida de pacientes e ampliar nossos serviços com qualidade”, ressaltou o Secretário.
Sobre a vacinação contra a COVID-19, o secretário Augusto César informou que 100% do público alvo, previsto para a primeira etapa da vacinação, já tomou a 1ª dose, e o número de pessoas que tomou a 2ª dose ou dose única, superou 135.700, o que corresponde a 90% do público alvo.
A prefeita Moema Gramacho lamentou a morte de mais de 617 mil brasileiros e ressaltou a importância da continuidade das medidas protetivas. "Apesar do avanço na vacinação, temos que seguir com o uso das máscaras, sobretudo por causa da variante Ômicron e, agora, o crescente número de casos da gripe H3N2, ainda que tenhamos apenas 1 caso confirmado na cidade”, completou Moema.
De acordo com o Secretário, Augusto César, os atendimentos a pacientes com sintomas gripais têm aumentado exponencialmente nos postos e as doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde para imunização da população contra o vírus influenza A H1N1, H3N2 e B, já foram aplicadas.
"Por enquanto atendemos apenas 39% do público alvo, mas já estamos nas tratativas com o Governo do Estado para que solicite ao Governo Federal o envio de mais doses ao município, em função do avanço da síndrome gripal na Bahia", reiterou Cesar.