Estados e DF recebem mais de 7,6 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz
Estados e DF recebem mais de 7,6 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz
Lote é destinado para a segunda dose com o objetivo de completar os esquemas vacinais de grupos prioritários
segunda, 21 de julho de 2021
Estados e Distrito Federal receberam mais um lote de vacinas Covid-19. O Ministério da Saúde enviou 7,6 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com matéria-prima importada. A distribuição começou no último domingo (20) com previsão de ser concluída hoje (21).
O quantitativo do imunizante foi destinado para a segunda dose de idosos, grupos especiais e trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da pandemia, com o objetivo de completar os esquemas vacinais já iniciados.
A estratégia de distribuição foi definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: no caso da vacina da Fiocruz, o intervalo é de 12 semanas.
A Bahia recebeu nesta segunda-feira (21) uma remessa de 491.250 doses do imunizante Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O esquema vacinal do Estado seguirá a mesma normativa, ou seja, as doses serão destinadas a pessoas que já tomaram a primeira dose.
O carregamento foi encaminhado para Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos – CEADI da Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), de onde foi expedido para as regionais de saúde e posteriormente para os municípios, à medida que os estoques de segundas doses forem sendo utilizados.
Segundo o Secretário de Saúde de Lauro de Freitas, Augusto Cesar Pereira, a quantidade de doses destinadas ao Município seguiu o mesmo critério das remessas recebidas anteriormente. “Nosso objetivo é garantir a complementação com a segunda dose, fechando o esquema vacinal dos grupos prioritários” reiterou o Secretário.
Nesta segunda, 21/06, estiveram ativos os drives do Terminal Rodoviário de Portão, quadra da Escola 2 de Julho e Ginásio de Esportes do Aracuí, das 8h às 13h, para aplicação da vacina AztraZeneca em pessoas com prazo de segunda dose marcado até 22 de junho. Idosos das ILPs e acamados, com os mesmos prazos, receberam atendimento nos seus locais de moradia.