Lauro de Freitas atinge marca de 100 mil vacinados contra a COVID-19 e amplia serviços de saúde.
Lauro de Freitas atinge marca de 100 mil vacinados contra a COVID-19 e amplia serviços de saúde.
Sabado, 07 de agosto de 2021
Neste sábado (7) Lauro de Freitas chegou à marca de 100 mil vacinados contra a COVID-19, o que representa 66% da população. Atualmente com menos de 100 casos ativos e com as estratégias de prevenção ao vírus, o município se tornou referência no enfrentamento à pandemia.
O conjunto de ações realizadas pela Prefeitura de Lauro de Freitas rendeu à gestão municipal o reconhecimento da Associação Brasileira dos Municípios (ABM) pelas boas práticas no enfrentamento à pandemia. Entre as ações estratégicas estão a criação de um Centro de Triagem exclusivo para síndromes gripais e sintomas da Covid-19, busca-ativa de casos suspeitos, testagem em massa, barreiras sanitárias, desinfecção de locais públicos, centro de quarentena, assistência social, além de outras medidas de prevenção.
Segundo o secretário Augusto César, o balanço é positivo. "Atingimos a marca de 100 mil pessoas vacinadas o que representa mais de 66% do publico alvo com ao menos a primeira dose. Ainda assim, continuaremos com as medidas preventivas e melhoramento das nossas unidades de saúde, que estão passando por reparos e adequação para ampliarmos nossos serviços” ressaltou César.
Depois de reformar e reabrir 14 postos de saúde e entregar quatro novas unidades, Lauro de Freitas atinge a marca dos 93.13% de cobertura na atenção básica e 85% da cobertura das Equipes de Saúde da Família. O número está entre os melhores da RMS. “A meta é chegar aos 100% em breve”, destacou o secretário.
Lauro de Freitas caminha para novas conquistas, afirma o secretário. “Além dos avanços que foram alcançados junto ao Governo do Estado, como o Hospital Metropolitano com 265 leitos e a ampliação de serviços, a Prefeitura tem projetos que vão colocar a cidade em destaque na Bahia e no Brasil”. Entre os projetos estão a parceria com a faculdade Unime, para transferir e transformar o PA Nelson Barros em um hospital universitário, zerar as cirurgias eletivas e ampliar o SAMU.
“A gestão de Lauro de Freitas trabalha com saúde humanizada”, afirma o secretário. Segundo ele, outras metas estão projetadas, como a construção de mais postos de saúde, serviço de ortopedia 24h, implantação do SAMUVET - veículo específico para cuidar de animais menores, entre outras. Augusto César destaca ainda o trabalho do CCZ- Centro de Controle de Zoonoses no combate às endemias, da Central de Regulação e dos CAPS - Centros de Atenção Psicossocial.
A parceria com o Estado ainda ampliou a oferta na atenção especializada, com os atendimentos na Policlínica Regional. O Hospital Menandro de Faria, que hoje atende serviços de urgência, emergência, será reformado e transformado em Hospital Materno Infantil.
Após a pandemia o novo Pronto Atendimento (PA) Santo Amaro de Ipitanga vai atender especialidades de pediatria, clínica médica, ginecologia, ortopedia e odontologia, além de exames de ultrassom, Raios-X e laboratório de análises clínicas. Outras unidades reforçam a qualidade da rede municipal de saúde: Os PA’s Nelson Barros e de Areia Branca, Upa e Upinha de Itinga, SAMU.