Lauro de Freitas recebe público de 45 anos ou mais para vacinação nesta segunda-feira
Lauro de Freitas recebe público de 45 anos ou mais para vacinação nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira (28) postos movimentados para primeira e segunda dose da vacina contra Covid-19, em Lauro de Freitas.
Segunda, 28 de junho de 2021
Após feriado de São João, nesta segunda-feira (28), foi grande o movimento de vacinação contra a Covid-19 nos postos montados em Lauro de Freitas. O público de 45 ou mais compareceu, das 8h às 17h, na Faculdade Unime (Av. Luís Tarquínio Pontes, Centro), no Terminal Rodoviário de Portão, na Quadra da Escola 2 de Julho (Itinga), no Ginásio de Esportes do Aracuí (Rua dos Vereadores), e na Escola Esfinge (Areia Branca).
O Secretário de Saúde do Município, Augusto Cesar, avaliou com otimismo o ritmo da vacinação. “Fico feliz não só como secretário de saúde, mas como pai de família, ao ver que já estamos vacinando 45 anos ou mais, e de presenciar a satisfação das pessoas ao tomar a vacina. Com as variações do vírus, nós todos queremos ver, o quanto antes, nossa família protegida”, completou Cesar ao informar que a vacinação seguirá obedecendo o critério por idade, segundo determinação da Comissão Intergestores Bipartite.
No período da tarde, entre 13h e 17h, pessoas com prazo de segunda dose marcados até 30/06, também puderam concluir a imunização, que aconteceu exclusivamente na unidade do Terminal Rodoviário de Portão.
O Imunizante Janssen recebido pelo município, é uma vacina de adenovírus, tecnologia de vetor viral - um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica. Após 14 dias, tem eficácia de 66,9% contra infecções sintomáticas, de 76,7% contra formas graves da doença, e 85,4% após 28 dias de imunização.
A Secretaria de Saúde do Município, chama a atenção do público alvo para a vacina contra influenza, de grande importância neste momento de pandemia. A imunização ajuda a desenvolver anticorpos contra a doença evitando o surgimento de complicações graves. Deve-se obedecer um intervalo de 14 dias entre as doses da vacina da gripe e Covid-19.