Lauro de Freitas abre programação do Dezembro Vermelho nesta quarta (1º) - Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Lauro de Freitas abre programação do Dezembro Vermelho nesta quarta (1º) - Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Neste dia mundial de luta contra Aids, a Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas abriu as atividades com palestra alusiva ao “Dezembro Vermelho”. Foram disponibilizados atendimentos com testagem para HIV, acolhimento e encaminhamento para tratamento, além de distribuição de preservativos no CTA e Unidades de Saúde.
Durante todo mês, serão realizadas ações de prevenção e controle da doença, com aconselhamento de especialistas que irão orientar e esclarecer dúvidas da população sobre métodos de prevenção e tratamento do HIV, AIDS e IST’s (infecções sexualmente trasmissíveis).
O Secretário de Saúde, Augusto Cesar, falou com entusiasmo dos resultados obtidos nas campanhas anteriores em prol da Saúde feminina e masculina. “Assim como aconteceu com o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, e o Novembro Azul, sobre o câncer de próstata, iniciamos hoje o Dezembro Vermelho, com o objetivo de chamar atenção para as medidas de prevenção às IST’s e, após testagem, dar encaminhamento e assistência às pessoas infectadas”, concluiu Cesar.
Ao mesmo tempo que uma grande parte da população tem conhecimento do que é a AIDS (efeito colateral causado pelo vírus HIV), pandemia dos anos de 1980, os casos da doença estão em uma crescente nos últimos anos em diversos países, incluindo o Brasil. De acordo com o Programa Conjunto da ONU para HIV/Aids, entre 2010 e 2018, o Brasil teve um aumento de 21% no número de casos.
Os dados firmam ainda mais a importância da conscientização promovida pelo Dezembro Vermelho.
Prevenção
O vírus HIV é transmitido a partir de mucosas e sangue infectado, o que significa:
• Relações sexuais desprotegidas;
• Compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;
• Transfusão de sangue contaminado;
• Transmissão vertical (da mãe infectada para o bebê).
A prevenção é evitar as respectivas situações. Principalmente pelo uso de preservativos.